A Europa continua a ser, segundo a ACAP, o principal mercado para as exportações de carros fabricados em território nacional, com a Alemanha a liderar como o destino mais importante, seguida de perto pela Itália e pela França. Este cenário sublinha a forte competitividade da indústria automóvel portuguesa no mercado europeu, refletindo a qualidade e a fiabilidade dos veículos produzidos no país.
O crescimento da produção automóvel em 2024, com um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, reforça a posição estratégica de Portugal como um centro de excelência para a fabricação de veículos, este desempenho, aliado ao elevado índice de exportação, demonstra a robustez do setor, que continua a contribuir de forma significativa para a economia nacional, gerando emprego e receita, ao mesmo tempo que fortalece as relações comerciais com os principais países da União Europeia.
Aumento na produção de veículos em Portugal
Em 2024, o total de veículos produzidos em Portugal foi de 332.546 unidades, o que representa um crescimento de 4,5% em comparação com o ano de 2023, conforme os dados fornecidos pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal). Este aumento é particularmente significativo, pois coloca 2024 no ranking dos melhores anos de sempre para a produção automóvel no país, sendo apenas superado pelo ano de 2019, que continua a ser o ano recorde, com um total de 345.688 veículos produzidos. O desempenho de 2024 sublinha a solidez da indústria automóvel em Portugal e reflete um crescimento contínuo que coloca o país numa posição de destaque na produção de veículos a nível europeu.
Produção de ligeiros de passageiros lidera o crescimento
Dos 332.546 veículos produzidos em Portugal em 2024, 260.930 unidades eram ligeiros de passageiros, o que representa um crescimento significativo de 7,3% em relação ao ano anterior, 2023. Estes veículos ligeiros de passageiros corresponderam a cerca de 78,46% da produção total de veículos no país, destacando-se como o segmento de maior relevância e crescimento na indústria automóvel nacional. Este aumento na produção de ligeiros de passageiros demonstra uma procura crescente por estes modelos, refletindo um comportamento do mercado favorável à sua produção.
Por outro lado, a produção de veículos comerciais ligeiros e pesados registou uma queda. A produção de ligeiros de mercadorias sofreu uma ligeira diminuição de 0,6%, com um total de 68.685 unidades produzidas. Este declínio, embora moderado, indica uma desaceleração neste segmento específico. Já a produção de veículos pesados registou uma queda mais acentuada, de 50,4%, com apenas 2.931 unidades fabricadas. Esta redução significativa na produção de veículos pesados pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo mudanças nas necessidades do mercado e uma possível redução na procura por este tipo de veículos em comparação com os ligeiros de passageiros.
Maioria da produção é exportada
Tal como é habitual, a esmagadora maioria da produção automóvel em Portugal é destinada ao mercado externo, com uma taxa de exportação que atinge os 97,7%. Este elevado índice de exportação evidencia a forte presença e competitividade da indústria automóvel nacional no mercado internacional. O mercado europeu continua a ser o principal destino das exportações, absorvendo 87,6% dos veículos produzidos em Portugal. Dentro do continente europeu, os países que mais recebem os veículos fabricados no país são a Alemanha, que lidera a lista com 23,7% do total exportado, seguida de Itália, com uma quota de 13,8%, e de França, que recebe 10,8% das exportações. A Espanha ocupa a quarta posição, com 9,9%, consolidando a sua importância como um dos maiores destinos da produção automóvel nacional. Estes números refletem a forte integração de Portugal nas cadeias de distribuição e no comércio automóvel europeu, sublinhando a importância estratégica do mercado europeu para a indústria portuguesa.
Destaque para as fábricas de Autoeuropa e Mangualde
A Autoeuropa é a principal unidade de produção automóvel em Portugal, destacando-se como a maior fábrica do país, sendo responsável pela produção exclusiva do modelo Volkswagen T-Roc. Em 2024, a fábrica da Autoeuropa produziu um total de 236.023 unidades deste modelo, o que representa um crescimento significativo de 7,2% em comparação com o ano anterior, 2023. Este aumento não só reforça a sua posição como líder na produção de veículos em Portugal, mas também evidencia a forte procura pelo Volkswagen T-Roc, que continua a ser um dos modelos mais populares no mercado.
Em segundo lugar, encontra-se a Stellantis Mangualde, que produziu 86.016 unidades em 2024. Este volume de produção representa um novo recorde absoluto para esta unidade, com um aumento de 2% em relação ao ano passado. O desempenho da Stellantis Mangualde é particularmente notável, uma vez que a fábrica tem demonstrado uma evolução constante e significativa, consolidando-se como um dos pilares da indústria automóvel nacional. Este crescimento na produção na Stellantis Mangualde também reflete a robustez da marca e a sua capacidade de adaptação às exigências do mercado, contribuindo de forma decisiva para os resultados positivos da indústria automóvel em Portugal.
Resultados mistos nas restantes fábricas
A produção automóvel nas restantes fábricas do país apresentou resultados variados, com algumas unidades a registar quedas significativas, enquanto outras conseguiram alcançar um crescimento relevante. A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, registou uma redução substancial de 33,1% na sua produção, fabricando apenas 7.926 unidades em 2024. Esta diminuição é particularmente significativa e reflete um retrocesso na capacidade de produção da unidade, que pode estar relacionado com fatores como a procura mais reduzida ou ajustes na estratégia de produção.
Por sua vez, a Caetano Bus, localizada em Vila Nova de Gaia, enfrentou uma diminuição ainda mais acentuada, com uma queda de 47,7% na sua produção. A fábrica produziu apenas 56 unidades em 2024, um número consideravelmente inferior ao do ano anterior. Este decréscimo pode ser atribuído a diversos fatores, como uma desaceleração na procura por veículos de passageiros ou uma reestruturação no processo de fabrico da empresa.
No entanto, nem todas as fábricas registaram resultados negativos. A Toyota Caetano, em Ovar, teve um desempenho bastante positivo, com um aumento significativo de 34,7% na sua produção, alcançando um total de 2.525 unidades produzidas em 2024. Este crescimento reflete uma recuperação da capacidade de produção e uma resposta bem-sucedida às necessidades do mercado, permitindo à fábrica consolidar a sua posição no setor automóvel em Portugal. O aumento da produção da Toyota Caetano é um exemplo de adaptação eficiente da empresa aos desafios do mercado e de um desempenho mais favorável, em contraste com os resultados mais negativos registados noutras fábricas.
Marcas com maior produção em Portugal
Em termos de marcas, a Volkswagen destacou-se de forma clara como a marca mais produzida em Portugal em 2024, com um total impressionante de 236.023 unidades de ligeiros de passageiros fabricados. Este elevado volume de produção consolidou a sua posição como líder no setor automóvel no país, refletindo a forte procura e popularidade dos seus modelos, especialmente o Volkswagen T-Roc. A Citroën, por sua vez, ocupou a segunda posição, com 7.009 unidades produzidas, demonstrando também um desempenho relevante, embora distante do volume da Volkswagen. A FIAT completou o pódio das marcas mais produzidas, com 5.514 unidades de ligeiros de passageiros fabricados, ocupando a terceira posição entre as marcas presentes em Portugal. Embora com números mais modestos em comparação com as duas primeiras, a FIAT mantém uma presença significativa no mercado e contribui de forma relevante para os resultados da produção automóvel no país.
Este desempenho da indústria automóvel em Portugal, caracterizado pelo aumento da produção geral e das exportações, evidencia a relevância do setor no contexto económico nacional. A indústria automóvel não só desempenha um papel essencial na criação de emprego e na geração de receita, mas também exerce uma influência considerável nas exportações portuguesas, reforçando a sua posição como um dos principais motores de crescimento económico. Além disso, a produção automóvel em Portugal assume uma importância estratégica a nível europeu, uma vez que o país se estabelece como um centro produtivo de referência para várias marcas internacionais. A evolução positiva da produção e das exportações reforça a competitividade de Portugal no cenário automóvel europeu e sublinha o potencial do país para continuar a atrair investimentos e consolidar a sua posição no setor.