produção de veículos em portugal - Efacont

A Europa continua a ser, segundo a ACAP, o principal mercado para as exportações de carros fabricados em território nacional, com a Alemanha a liderar como o destino mais importante, seguida de perto pela Itália e pela França. Este cenário sublinha a forte competitividade da indústria automóvel portuguesa no mercado europeu, refletindo a qualidade e a fiabilidade dos veículos produzidos no país.

O crescimento da produção automóvel em 2024, com um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, reforça a posição estratégica de Portugal como um centro de excelência para a fabricação de veículos, este desempenho, aliado ao elevado índice de exportação, demonstra a robustez do setor, que continua a contribuir de forma significativa para a economia nacional, gerando emprego e receita, ao mesmo tempo que fortalece as relações comerciais com os principais países da União Europeia.

Aumento na produção de veículos em Portugal

Em 2024, o total de veículos produzidos em Portugal foi de 332.546 unidades, o que representa um crescimento de 4,5% em comparação com o ano de 2023, conforme os dados fornecidos pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal). Este aumento é particularmente significativo, pois coloca 2024 no ranking dos melhores anos de sempre para a produção automóvel no país, sendo apenas superado pelo ano de 2019, que continua a ser o ano recorde, com um total de 345.688 veículos produzidos. O desempenho de 2024 sublinha a solidez da indústria automóvel em Portugal e reflete um crescimento contínuo que coloca o país numa posição de destaque na produção de veículos a nível europeu.

Produção de ligeiros de passageiros lidera o crescimento

Dos 332.546 veículos produzidos em Portugal em 2024, 260.930 unidades eram ligeiros de passageiros, o que representa um crescimento significativo de 7,3% em relação ao ano anterior, 2023. Estes veículos ligeiros de passageiros corresponderam a cerca de 78,46% da produção total de veículos no país, destacando-se como o segmento de maior relevância e crescimento na indústria automóvel nacional. Este aumento na produção de ligeiros de passageiros demonstra uma procura crescente por estes modelos, refletindo um comportamento do mercado favorável à sua produção.

Por outro lado, a produção de veículos comerciais ligeiros e pesados registou uma queda. A produção de ligeiros de mercadorias sofreu uma ligeira diminuição de 0,6%, com um total de 68.685 unidades produzidas. Este declínio, embora moderado, indica uma desaceleração neste segmento específico. Já a produção de veículos pesados registou uma queda mais acentuada, de 50,4%, com apenas 2.931 unidades fabricadas. Esta redução significativa na produção de veículos pesados pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo mudanças nas necessidades do mercado e uma possível redução na procura por este tipo de veículos em comparação com os ligeiros de passageiros.

Maioria da produção é exportada

Tal como é habitual, a esmagadora maioria da produção automóvel em Portugal é destinada ao mercado externo, com uma taxa de exportação que atinge os 97,7%. Este elevado índice de exportação evidencia a forte presença e competitividade da indústria automóvel nacional no mercado internacional. O mercado europeu continua a ser o principal destino das exportações, absorvendo 87,6% dos veículos produzidos em Portugal. Dentro do continente europeu, os países que mais recebem os veículos fabricados no país são a Alemanha, que lidera a lista com 23,7% do total exportado, seguida de Itália, com uma quota de 13,8%, e de França, que recebe 10,8% das exportações. A Espanha ocupa a quarta posição, com 9,9%, consolidando a sua importância como um dos maiores destinos da produção automóvel nacional. Estes números refletem a forte integração de Portugal nas cadeias de distribuição e no comércio automóvel europeu, sublinhando a importância estratégica do mercado europeu para a indústria portuguesa.

Destaque para as fábricas de Autoeuropa e Mangualde

A Autoeuropa é a principal unidade de produção automóvel em Portugal, destacando-se como a maior fábrica do país, sendo responsável pela produção exclusiva do modelo Volkswagen T-Roc. Em 2024, a fábrica da Autoeuropa produziu um total de 236.023 unidades deste modelo, o que representa um crescimento significativo de 7,2% em comparação com o ano anterior, 2023. Este aumento não só reforça a sua posição como líder na produção de veículos em Portugal, mas também evidencia a forte procura pelo Volkswagen T-Roc, que continua a ser um dos modelos mais populares no mercado.

Em segundo lugar, encontra-se a Stellantis Mangualde, que produziu 86.016 unidades em 2024. Este volume de produção representa um novo recorde absoluto para esta unidade, com um aumento de 2% em relação ao ano passado. O desempenho da Stellantis Mangualde é particularmente notável, uma vez que a fábrica tem demonstrado uma evolução constante e significativa, consolidando-se como um dos pilares da indústria automóvel nacional. Este crescimento na produção na Stellantis Mangualde também reflete a robustez da marca e a sua capacidade de adaptação às exigências do mercado, contribuindo de forma decisiva para os resultados positivos da indústria automóvel em Portugal.

Resultados mistos nas restantes fábricas

A produção automóvel nas restantes fábricas do país apresentou resultados variados, com algumas unidades a registar quedas significativas, enquanto outras conseguiram alcançar um crescimento relevante. A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, registou uma redução substancial de 33,1% na sua produção, fabricando apenas 7.926 unidades em 2024. Esta diminuição é particularmente significativa e reflete um retrocesso na capacidade de produção da unidade, que pode estar relacionado com fatores como a procura mais reduzida ou ajustes na estratégia de produção.

Por sua vez, a Caetano Bus, localizada em Vila Nova de Gaia, enfrentou uma diminuição ainda mais acentuada, com uma queda de 47,7% na sua produção. A fábrica produziu apenas 56 unidades em 2024, um número consideravelmente inferior ao do ano anterior. Este decréscimo pode ser atribuído a diversos fatores, como uma desaceleração na procura por veículos de passageiros ou uma reestruturação no processo de fabrico da empresa.

No entanto, nem todas as fábricas registaram resultados negativos. A Toyota Caetano, em Ovar, teve um desempenho bastante positivo, com um aumento significativo de 34,7% na sua produção, alcançando um total de 2.525 unidades produzidas em 2024. Este crescimento reflete uma recuperação da capacidade de produção e uma resposta bem-sucedida às necessidades do mercado, permitindo à fábrica consolidar a sua posição no setor automóvel em Portugal. O aumento da produção da Toyota Caetano é um exemplo de adaptação eficiente da empresa aos desafios do mercado e de um desempenho mais favorável, em contraste com os resultados mais negativos registados noutras fábricas.

Em um grande estacionamento em Portugal, fileiras de veículos estão bem apinhadas e, em sua maioria, brancas, com algumas vermelhas espalhadas por toda parte. Voltados para a mesma direção e se aquecendo sob a luz natural do dia de 2024, esses carros parecem preparados para embarque ou venda. - Efacont

Marcas com maior produção em Portugal

Em termos de marcas, a Volkswagen destacou-se de forma clara como a marca mais produzida em Portugal em 2024, com um total impressionante de 236.023 unidades de ligeiros de passageiros fabricados. Este elevado volume de produção consolidou a sua posição como líder no setor automóvel no país, refletindo a forte procura e popularidade dos seus modelos, especialmente o Volkswagen T-Roc. A Citroën, por sua vez, ocupou a segunda posição, com 7.009 unidades produzidas, demonstrando também um desempenho relevante, embora distante do volume da Volkswagen. A FIAT completou o pódio das marcas mais produzidas, com 5.514 unidades de ligeiros de passageiros fabricados, ocupando a terceira posição entre as marcas presentes em Portugal. Embora com números mais modestos em comparação com as duas primeiras, a FIAT mantém uma presença significativa no mercado e contribui de forma relevante para os resultados da produção automóvel no país.

Este desempenho da indústria automóvel em Portugal, caracterizado pelo aumento da produção geral e das exportações, evidencia a relevância do setor no contexto económico nacional. A indústria automóvel não só desempenha um papel essencial na criação de emprego e na geração de receita, mas também exerce uma influência considerável nas exportações portuguesas, reforçando a sua posição como um dos principais motores de crescimento económico. Além disso, a produção automóvel em Portugal assume uma importância estratégica a nível europeu, uma vez que o país se estabelece como um centro produtivo de referência para várias marcas internacionais. A evolução positiva da produção e das exportações reforça a competitividade de Portugal no cenário automóvel europeu e sublinha o potencial do país para continuar a atrair investimentos e consolidar a sua posição no setor.