Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, prevê uma gradual redução das taxas de juro já no próximo trimestre.
Previsão de Redução das Taxas de Juro e Preocupações com Cibersegurança
Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, antecipa uma redução gradual das taxas de juro já no próximo trimestre.
No entanto, destaca que a principal preocupação do banco não reside na evolução das taxas de juro, mas sim nos crescentes riscos de cibersegurança e nas potenciais implicações que uma pandemia global informática pode ter no funcionamento da economia mundial. Estas observações foram feitas durante o discurso de abertura da Millennium Talks, focada no turismo, realizada em Albufeira.
Análise da Economia Portuguesa e Desafios Futuros
Maya analisa o comportamento da economia portuguesa, destacando a imprevisibilidade e instabilidade dos últimos 15 anos. Apesar disso, nota-se um notável crescimento do PIB e do emprego. Além disso, Maya lista os principais desafios económicos futuros, incluindo a resolução do problema do abastecimento de água no Algarve, a decisão sobre o aeroporto de Lisboa, a execução dos programas comunitários PRR e Portugal 2030, e a revisão da legislação laboral.
Contribuição do Turismo e Desafios Internos da Taxas de Juro
O CEO do Millennium bcp destaca o contributo determinante do turismo para o crescimento económico português. Com números impressionantes, como os 77 milhões de dormidas, um aumento de 10,7% em relação a 2022, e receitas superiores a 25 mil milhões de euros, o turismo mostra-se vital para a economia nacional. Contudo, são identificados desafios internos, desde a decisão sobre o novo aeroporto até questões fiscais e laborais, que necessitam de ser enfrentados para garantir um crescimento sustentável desta atividade económica.