Estudos de Mercado e Investimento

Para servir os seus clientes de forma eficiente, o empresário precisa de estar certo de quais são as múltiplas necessidades do cliente, qual a melhor maneira de as satisfazer, e como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviços que oferece.

Objetivos dos estudos de mercado:

  • Permitem reduzir o risco nas decisões de gestão;
  • Detetar problemas e novas oportunidades de negócio;
  • Controlar e avaliar a possibilidade e o grau de penetração de um produto (novo ou já existente);
  • Controlar e avaliar o grau de penetração no mercado (novo ou já existente);
  • Controlar e avaliar o grau de reconhecimento da sua imagem e notoriedade;
  • Em última instância melhorar a performance da sua oferta e a garantia dos resultados;
  • Medição de comportamentos e atitudes do público em relação a aspetos sociais, políticos ou outros, elaborados a pedido do Governo ou de organismos políticos.

Por sua vez o investimento requer uma análise de viabilidade que pondere o ambiente político, legal, económico, social e cultural do mercado em contexto global, local.

As escolhas entre a aquisição e o investimento de raiz (Greenfield), assim como a possibilidade de associação a outra empresa (Joint Venture), contribuem para a diversidade de alternativas associadas ao investimento quando em caso de internacionalização.