Internacionalização

A Globalização veio para ficar! Para serem competitivas as empresas precisam de procurar novos mercados.

As empresas exportadoras portuguesas ainda vendem no estrangeiro mais como consequência de um processo de crescimento e em resposta a consultas concretas e não em função de uma opção estratégica de internacionalização.

Contudo, neste contexto, e em resposta a pressões da concorrência internacional com impacto no mercado interno e às limitações do próprio mercado doméstico, as empresas exportadoras regulares, rapidamente tomaram consciência dos benefícios sinergéticos decorrentes da necessidade de procedimentos e planeamento integrados e de uma estratégia global para a expansão dos seus negócios.

E as outras empresas? Já pensaram em levar a sua empresa além-fronteiras?

Será possível faze-lo mantendo a mesma estrutura e sem custos acrescidos para além dos variáveis normais?

Como se dão a conhecer no mercado Internacional?

Em que mercados devem intervir?

Que consumidores internacionais interessam ao meu negócio? Como devem entrar nesses países?

Qual a melhor forma de alcançar o consumidor?

A Internacionalização é uma das melhores estratégias de crescimento e pode ser potenciada com inovação de marketing, diversificação de produto e ou de processos que ainda por cima podem tornar a empresa mais competitiva através da otimização de custos e diminuição de custo variáveis de venda, distribuição e assistência pós-venda

A Efacont apoia sua internacionalização desde a:

  • Seleção do mercado adequado á sua realidade e estratégia de entrada
  • Desenvolvimento do estudo de mercado, estudo económico-jurídico e plano de marketing
  • Avaliação de riscos
  • Apoio no processo end-to-end
  • Realização de encontros B2B, Workshops, apresentação em feiras internacionais

Metodologias de internacionalização e áreas de ação

Processos inovadores de gestão das empresas com a participação de instituições ligadas ao estudo de novos métodos de ação, investigação, educação universitária.

Envolvência de empresas de países desenvolvidos com países em desenvolvimento para desenvolver obra e levar a formação treinando os treinadores futuros desses países.

Apostar nas áreas de bens de primeira necessidade e factores de desenvolvimento, criando oportunidades de diminuição de fluxos geradores de escassez e aumentar a produtividade desses factores de desenvolvimento em áreas distintas com especial foco na Energia renovável, tratamento de águas, gestão hospitalar, construção, agricultura, produtos industrializados transacionáveis.

Prestamos consultoria e apoiamos os países em desenvolvimento a:

  • Encontrar os melhores players internacionais capazes de projetar e gerir construção de novos ativos de energia renovável,
  • Construir opções alternativas face aos projectos, implementar a gestão das construções, treinar homens de acordo com cada mercado específico
  • Financiamento da aquisição ou construção de ativos das novas energias alternativas

Prestamos consultoria e apoiamos os empresários dos países Europeus e Portugal a:

  • Encontrar quem precisa do seu conhecimento e fornecimento de bens ou prestação de serviço qualificado
  • Apoiamos na seleção de destinos de internacionalização num mundo de 144 países, qual o que lhe interessa como potencial mercado para colocar o seu produto:
  • Projeto de internacionalização com a indicação dos mercados escolhidos tendo em conta:
    • Dimensão do mercado
    • Aspetos culturais
    • Aspetos linguísticos
    • Proximidade geográfica
    • Legislação laboral, comercial e fiscal
    • Infraestruturas locais
    • Incentivos financeiros e fiscais ao investimento
    • Custos de outros factores de produção
    • Necessidade do meu produto no mercado
    • Custos de mão-de-obra
    • Crescimento económico
    • Poder de compra
    • Outros
  • Estratégias para internacionalização
    • Exportação para o cliente final
    • Exportação via agentes ou distribuidores
    • Importação
    • Investimento direto – atividade comercial
    • Projeto chave-na-mão
    • Licenciamento de tecnologia ou marca
    • Investimento direto – atividade produtiva